As apostilas
Estou preparando uma série de 10 apostilas com 50 filmes de terror, cada uma contendo 5 filmes do gênero, incluindo também outras atividades, como leitura, interpretação, escrita, vocabulário, gramática, etc. Os filmes são de 3 tipos: clássicos, cult e trash. Há filmes antigos, modernos, originais e remakes. Há os terrivelmente assustadores, os que fazem pensar, os que fazem rir.
O projeto
Aproveitando o clima de Halloween, a ideia é passar alguns filmes (ou partes deles) para algumas turmas e apresentar depois a apostila para que desenvolvam as atividades, contem o que viram, o que gostaram, o que já conheciam, etc.
Meus alunos são em sua grande maioria adolescentes e adultos e gostam de filmes de terror. A ideia é usar esse ponto de partida para debates, aulas de conversação, prática de gramática e vocabulário.
Primeira parte – apostila 1
Atividades
Nessa apostila há vários exercícios de compreensão, da resenha apresentada na apostila e também do filme, que vão desde perguntas sobre as resenhas até relacionar as cenas com os filmes. Há também exercícios onde o aluno usa a escrita para desenvolver suas habilidades contando o que viu e fazendo comparações. Inclui também um trabalho em duplas, onde cada aluno descreve uma cena de um dos filmes e o colega tenta descobrir de que filme é a cena descrita.
Gramática
Usando como ponto de partida os comentários do próprio escritor do artigo essa apostila trabalha com os superlativos, com vários exercícios para a prática e compreensão do tópico gramatical.
A apostila tem 3 páginas e não contém as respostas para dar aos alunos a liberdade de criar e exercitar sua imaginação. As respostas sobre o texto estão no próprio texto, pois foi utilizada a técnica “scanning” na preparação das perguntas.
Para fazer o download da apostila clique no link abaixo. A imagem da apostila foi usada apenas para ilustrar a postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário