Recomendo 5 filmes que podem ser usados para tratar do tema “ecologia”, que podem ser úteis para colocar o tema em discussão tanto nas aulas de inglês / português como em outras aulas, fazendo parte do módulo “meio-ambiente”.
O tema “meio ambiente” fica evidente logo nas primeiras cenas, e há um contraste nítido entre a forma como os humanos [que exploram outros planetas depois de terem destruído quase completamente a Terra] e os habitantes do local, que cultuam e respeitam o meio-ambiente.
Vários projetos podem ser desenvolvidos após a exibição do filme, entre eles:
- evidenciar contrastes sobre a forma como as duas culturas respeitam e protegem o meio-ambiente.
- evidenciar as necessidades humanas X a natureza e os povos que dependem dela para viver.
- debates sobre formas de conciliar os interesses dos humanos e a proteção ao meio-ambiente.
- discussão: o que a natureza representava para os habitantes do planeta e o que o planeta Terra representa / deveria representar para nós.
- transferir a trama para nossa realidade: indígenas X homem civilizado e estabelecer padrões semelhantes com a trama do filme.
O papel central nesse filme rendeu a Julia Roberts um Oscar. O escritório de advocacia onde ela trabalha irá defender a população de uma cidade cujos habitantes estão sofrendo com várias enfermidades provocadas por detritos químicos jogados no rio que abastece a cidade por uma indústria poderosa.
Várias sugestões para trabalhar após a exibição do filme:
- pesquisa: origem da poluição dos rios e lagos nas grandes cidades.
- pesquisa: males causados pela poluição ambiental.
- debate: meios para garantir o progresso e funcionamento das indústrias sem destruir o meio-ambiente.
- cartazes: preparar cartazes com frases que resumam o que foi discutido e pesquisado.
A guerra como fator de destruição da natureza e dos meios de subsistência dos seres humanos.
Sugestões de atividades:
- redação: a destruição da natureza causada pela guerra.
- debate: opções para a sobrevivência da raça humana após a devastação do meio-ambiente.
- pesquisa: efeitos da guerra na natureza e recursos naturais (Guerra do Golfo, Guerra das Malvinas, etc.)
- resumo: contraste da natureza e recursos naturais antes e depois da guerra.
Uma obra de ficção, as pessoas começam a se suicidar em massa, aparentemente sem razão, a hipótese é que as plantas se cansaram de ser agredidas e resolveram exterminar a raça humana.
Sugestões de atividades:
- debate: verossimilhança da possibilidade de um “contra-ataque” das plantas.
- redação: guardadas as devidas proporções, de que formas a natureza “se vinga” de seus agressores?
- debate: de que outras formas a natureza poderia se vingar dos humanos?
- escrita: que motivos as plantas teriam para exterminar a raça humana?
Curta-metragem brasileiro, ganhador do Urso de Prata, que trata da forma como o lixo é estocado em Porto Alegre, servindo de alimento para a classe pobre.
Sugestões:
- escrita: como é tratado o lixo no filme e em sua cidade?
- debate: que tipo de riscos o lixo oferece para a saúde pública?
- pesquisa: 3 cidades e como resolveram o problema da coleta de lixo.
- cartazes: cuidados com a coleta de lixo e como podemos facilitar para que seja uma coleta que não agrida o meio-ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário