Essa semana comecei a esboçar alguns projetos nos quais o aluno prepara os filmes para fixar e usar o que foi aprendido. O projeto será baseado em filmes feitos com celular, algumas partes podem ser adaptadas para uso com lição de casa, outros como trabalho de grupo e ainda outros como trabalho de final de período, incluindo apresentações em reuniões escolares, formatura, etc.
Como instruir os alunos
O primeiro passo é ter certeza de que todos os grupos, trios ou duplas têm o material necessário e saibam como usá-lo. Eu não faço esses trabalhos individuais, mesmo quando são lição de casa, porque alguns alunos não conseguem usar direito os recursos do celular e poderiam sair priejudicados. Tome, portanto, cuidado ao dividir os grupos para que haja sempre algum elemento que domine o recurso e que possa ajudar os outros.
Escolha seu projeto
Se você ensina no momento “family”, a sugestão é que cada aluno entreviste algum membro de sua família. Se o tópico é “house”, cada um deve filmar sua casa, enquanto explica que cômodo é, o que sua família costuma fazer nele, etc. Se é “pets”, os alunos devem filmar um pet, falar sobre ele. Se não tiverem, pode ser de um vizinho ou familiar.
Idioma
Os alunos podem ter problemas com o uso do idioma, então é interessante que o projeto tenha algumas etapas antes da gravação propriamente dita. O professor pode reunir-se com os alunos, pedindo antes que preparem um roteiro do filme. Depois o professor orientará quanto ás falas em inglês, pronúncia, entonação, etc.
Duração
Aconselho que cada filme não tenha mais que 5 minutos, que é um tempo que dá para fazer muita coisa. Depois de prontos eles podem ser enviados ou entregues ao professor, que fará a apresentação. Os alunos poderão votar no que mais gostaram, ou o professor pode pedir que os comentem.
Zailda Coirano
Nesse artigo você tomou conhecimento dos projetos com celular para praticar e memorizar os tópicos ensinados.
Website Loja Virtual Web Rádio Blog Facebook Twitter