Nem sempre tenho tempo de trabalhar com o filme após apresentá-lo em classe, então costumo dar uma folha aos alunos para que ao chegar em casa pensem sobre o assunto, preencham e tragam na aula seguinte.
Depois que vejo as respostas deles passo alguma coisa mais que trago preparada de casa, mas acredito que essa “introdução” é muito importante, pois dá a oportunidade ao aluno de racionalizar sobre o que viu e sentiu, dessa forma terá mais possibilidades de interagir com os colegas ao debater sobre o filme.
O questionário não é complicado e os alunos normalmente não têm problemas ao preenchê-lo em casa, dou algumas dicas sobre alguns tópicos e o resto deixo por conta deles.
Explico a eles que o “gênero” não é o que consta na resenha do filme. Eu já assisti filmes de romance que eu classificaria como suspense e filmes de terror que classificaria como drama, e assim por diante. Eu digo ao aluno: “se você fosse classificar esse filme agora, como o faria?” Naturalmente que na aula seguinte eles precisam justificar porque classificaram um filme como ficção, suspense, drama, etc.
Nos atores e personagens eu peço que coloquem apenas os principais ou os que tiveram influência marcante nos rumos da história. Dessa forma eles têm que puxar pela memória e não buscar a resposta na internet.
No “resumo”, eles têm que contar o que aconteceu com suas próprias palavras, de forma que quem não viu o filme saiba exatamente o que ocorreu. Como o espaço é pequeno eles têm que exercitar sua capacidade de síntese, escolhendo o que é importante e o que não é.
Na parte “o que mais gostou” eles têm que descrever e não dizer “quando a mocinha disse adeus ao mocinho”. Eles precisam descrever a cena e quando trouxerem a folha para a classe terão que explicar porque essa cena agradou tanto.
O “escolha outro final” é a parte que eles mais gostam de fazer, eu peço a eles para capricharem nessa parte, serão discutidas em classe e as que forem escolhidas como mais viáveis terão um “roteiro” escrito por eles em grupos, que depois cada grupo representará para os colegas.
A parte do “tema do filme” é o que mais os deixa confusos, por isso eu pergunto antes que levem o papel para casa: “é um filme sobre o amor? É sobre os relacionamentos? É sobre a guerra?” Nessa parte eles precisam escrever também porque acham que o tema do filme é esse.
Abaixo você tem o link para baixar o documento em pdf com o modelo que eu uso, caso queira também usá-lo com seus alunos, ou mesmo baixá-lo como inspiração ao fazer um que se enquadre melhor no que você pretende.
SOBRE O FILME (DOWNLOAD)
Zailda Coirano – SOS Idiomas